Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
Qual a importância econômica e empresarial de uma marca registrada?
Do ponto de vista da gestão empresarial a marca está relacionada com aspectos chaves do negócio, ela simboliza características da empresa fabricante do produto ou fornecedor de serviço, tais como a reputação, controle de qualidade, qualidade do design produto e qualificação dos profissionais que prestam o serviço. Ou seja, permite que o consumidor associe esses atributos aos produtos e serviços identificados por ela.
Dessa forma, a finalidade da marca nas estratégias comerciais e publicitárias das empresas é facilitar ao consumidor a identificação e diferenciação do produto ou serviço desejado.
Através de uma consistente estratégia de branding, uma marca legalmente protegida e desenvolvida no mercado passa a ser um importante patrimônio para a Empresa, isso ocorre porque os consumidores associam o símbolo a uma reputação, imagem e conjunto de qualidades que eles valorizam.
a. Vantagens do registro de marca:
• Possibilita que os consumidores diferenciem produtos semelhantes;
• Permite que as empresas promovam seu portfólio de produtos e serviços;
• Pode ser licenciado e fornecer uma fonte alternativa de receita por meio de pagamento de royalties;
• Possibilita às empresas impedirem que seus concorrentes utilizem sua marca sem autorização.
• É importante para a comercialização e é a base para o estabelecimento da imagem e reputação de uma linha de produtos no mercado;
O que é uma marca?
Uma marca é um sinal que identifica e distingue, no mercado, os produtos de uma empresa daqueles de outra empresa, ou seja, qualquer sinal capaz de distinguir bens ou serviços de uma empresa.
A Lei de Propriedade Intelectual estabelece três espécies de marca:
a. Marca de Produto ou Serviço: É aquela utilizada para distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa
b. Marca de Certificação: É aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas
c. Marca Coletiva: É aquela utilizada para identificar produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade.
Qual a Importância de ter uma marca forte?
• Marcas fortes distinguem claramente seu produto dos concorrentes
• Marcas fortes gozam de melhor proteção contra problemas com marcas conflitantes
• O uso de marcas fortes por parte das empresas é mais efetivo na promoção da autenticidade e promover linhas de produtos
O que se deve ter em conta quando se seleciona ou cria uma marca?
• Verifique que não há marcas registradas semelhantes ou que induzam a confusão
• Assegure-se de que a marca não tem nenhuma conotação indesejada em sua língua ou em qualquer das línguas dos potenciais mercados de exportação.
• Verifique que o sinal proposto cumpre com todos os requisitos legais para seu registro enquanto marca
• Assegure-se de que sua marca é fácil de ler, escrever, soletrar e de ser lembrada, e que se adapta a todos os tipos de meios de publicidade
Como sua empresa pode proteger a sua marca?
Obtém-se a proteção legal para uma marca por intermédio dos registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial-INPI. Sendo assim, assegurado ao titular uso exclusivo da marca em ramo específico da atividade definida em todo território nacional.
O certificado de Registro de Marca tem prazo de validade de 10 anos, a partir da data de expedição, podendo ser prorrogado por iguais períodos independentemente.
Importante ressaltar que é necessário compatibilidade da marca dos produtos e serviços com os respectivos ramos de produção ou comercialização do empreendimento ou organização.
Como fazer o registro de uma marca?
As principais etapas que envolvem o registro de uma marca são:
• Busca prévia;
• Depósito do pedido de registro;
• Publicação e exame do pedido;
• Expedição de certificado de registro;
Quais os custos envolvidos com o registro de uma marca?
• Custo de depósito;
• Custos de assessoria profissional especializada;
• Custos de tradução;
• Custos de manutenção.
Assim, escolha, um corpo de profissionais habilitados, que tenha expertise na proteção da propriedade intelectual do seu negócio, notadamente na proteção da sua marca ou patente.
Quer saber mais sobre essa solução e entender como ela pode beneficiar a sua empresa? Então entre em contato conosco. Nossos consultores tributários especializados estão à sua disposição.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais